Como o seu município esta se mobilizando para a campanha de enfrentamento ao trabalho infantil?

O 12 de Junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002, sendo que a iniciativa foi realizada primordialmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com objetivo chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convecções nº 138 que estabelece idade mínima para admissão do emprego e nº 182 que trata sobre as piores formas de trabalho infantil.

Sendo assim, mediante a este tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes o SUAS FÁCIL  não poderia  ficar de fora desta campanha, lembrando  que o 12 de  Junho não é o dia  apenas para comemorar os Dia dos Namorados, Junho é o mês também de “Dizer Não para o Trabalho Infantil, pois criança/adolescentes  não podem trabalhar”. 

Alertamos que o símbolo da campanha é representada pelo cata-vento  que possui cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) com objetivo de expressar a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes, representando ainda o  movimento e sinergia de ações articuladas que contribuam para a prevenção e minimização do trabalho infantil.

A campanha deste ano 2021 apresenta como tema central “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil” onde os municípios podem utilizar para a mobilização e sensibilização da comunidade em relação a este tipo de violação direitos contra este público infanto-juvenil.

Para contribuir neste processo de mobilização o SUAS FÁCIL sugere que os municípios possam propor ações que vão de encontro com a realidade do território e que surtam efeitos propositivos ações estas que  precisam ser continuadas e não apenas no período das campanhas.

E aí quais os equipamentos podem participar desta ação?? 

O SUAS Fácil sugere que todos os serviços, projetos e programas existentes no município podem atuar para a realização das ações, e que ocorra de forma articulada e pautada no objetivo da campanha. É interessante que no momento desta construção os equipamentos possam realizar reuniões que propiciem a divisão de tarefas e como cada segmento irá atuar por exemplo: 

Como as  Políticas Inter setoriais de Saúde, Educação e Assistência Social podem trabalhar este tema? Como os conselhos poderão intervir? E o Conselho Tutelar?

Se liga na dica do que os municípios podem realizar  oficinas de “Fanzines” alertando sobre o Trabalho Infantil,  ensaios fotográfico  que representem simbolicamento o retrato do trabalho infantil onde o público que são referenciados pelo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV possam apresentar a sua percepção e olhar fotografico mediante ao tema, podem fazer desefios e campanhas virtuais onde desenvolvam poemas, frases alusivas ao Trabalho Infantil. Inclusive tem uma música que retrata muito bem sobre o trabalho infantil que é apresentada através do clipe  do Emicida e Drik Barbosa veja o clipe abaixo:

Desafios via- online através da fanpage do Facebook onde os adolescentes poderão escrever sobre o trabalho infantil e desafiando algumas pessoas da rede social abordando –lhes sobre o assunto. Exemplo: “Desafio aceito, vamos então delirar. Vamos juntos lutar, desse jeito não da o trabalho infantil precisa erradicar . Vamos todos analisar que criança tem seu lugar… Vamos então lutar e todos compartilhar, dia 12 de Junho está aí  e não é só pra namorar, acorda comunidade que criança tem que brincar. A criança não trabalha e da nossa conta preservar, vamos então caminhar e efetivar os seus direitos para não violar. Vamos então gritar e apoiar todos juntos e agir para não errar!!! Trabalho Infantil desse jeito não dá. É da minha conta sim e da sua conta também”.

E aí gostaram das sugestões compartilhe conosco como seu município vem pensando a organização desta campanha, os municípios podem acessar também o site do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil através do link  https://fnpeti.org.br/ 

Compartilhe o post!

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Deixe um comentário