Por que ter o prontuário eletrônico do SUAS?

O prontuário eletrônico do SUAS é um sistema informatizado que permite tanto o registro como o acompanhamento das famílias que buscam o SUAS, por meio de um registro do nome e do Número de Identificação Social (NIS), além de ser utilizado como ferramenta de estudo social.

O prontuário possui um registro simples, fácil e rápido, que permite aos operadores da Assistência Social registrar e compartilhar as informações das famílias e dos indivíduos aos serviços de socialização/assistência e, além disso, permite também que eles tenham acesso a informações já coletadas e registradas em outros sistemas.

É permitido inserir as seguintes informações no prontuário:

  • Forma de acesso no primeiro atendimento;
  • Inclusão ou desligamento no acompanhamento familiar PAIF ou PAEFI;
  • Inclusão ou desligamento no serviço de medidas Socioeducativas;
  • Histórico de atendimentos;
  • Encaminhamentos realizados.

É bastante utilizado no acompanhamento e na adição de informações do CRAS e do CREAS, recebimento do Bolsa Família e também sobre as participações nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, permitindo que o usuário seja transferido para algum programa mais facilmente – sem precisar preencher um novo formulário – a depender de sua necessidade.

O Prontuário Eletrônico já está acessível para todos os municípios, estados e DF e se encontra em fase de melhorias, sendo objeto ainda, não somente de diversos esforços de aprimoramentos/evoluções nas funcionalidades já existentes, como também na introdução de novas funcionalidades no sistema.

Assim, o uso contínuo do Prontuário Eletrônico pelos operadores do Sistema Único de Assistência Social contribuirá para sua melhoria e avanço qualificado na garantia do direito a proteção social do Sistema Único de Assistência Social.

Compartilhe o post!

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Deixe um comentário