Celebrado em 24 de abril, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) representa um marco na luta pela inclusão e reconhecimento da comunidade surda brasileira.
Mais do que uma data comemorativa, este dia nos convida a refletir sobre a importância da Libras como língua oficial do Brasil, reconhecida pela Lei nº 10.436/2002, e seu papel essencial na garantia de direitos e na autonomia das pessoas surdas em todas as esferas da vida.
A Língua Brasileira de Sinais possibilita a acessibilidade comunicacional de modo que torna-se cada vez mais necessária a presença de intérpretes de Libras nas instituições públicas e privadas, nos canais de comunicação e em outros espaços.
No âmbito da política de assistência social, a presença desses profissionais possibilita uma comunicação direta e eficaz com os usuários surdos. Isso permite o acesso à informação sobre direitos, critérios de elegibilidade para benefícios, o funcionamento de programas sociais que utilizam o Cadastro Único como base de dados como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e os serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Além disso, a comunicação em Libras possibilita que a pessoa surda expresse suas demandas, anseios e dificuldades, participando ativamente do planejamento e acompanhamento dos serviços socioassistenciais, contribuindo para a construção de uma relação de confiança entre o profissional e a(o) usuária(o) surda(o), fortalecendo os vínculos sociais e familiares, essenciais para o processo de superação de vulnerabilidades.
O Dia Nacional de Libras nos lembra da urgência de investir na formação de profissionais da assistência social em Libras, de garantir a presença de intérpretes em todos os níveis de atendimento e de promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade comunicacional para a inclusão plena da comunidade surda.
Importante destacar que na última conferência nacional de assistência social foi deliberada a importância de contar com profissionais habilitados em libras, garantindo a equidade de acesso e a garantia dos direitos da comunidade surda.
A efetivação dos direitos da pessoa surda na assistência social passa, inegavelmente, pelo reconhecimento e pela valorização da Libras. Celebrar este dia é, portanto, reafirmar o compromisso com a inclusão, onde a comunicação não seja um obstáculo, mas sim uma ponte para a cidadania e a dignidade.
Fonte: