fbpx

Essa semana tivemos o Dia da Saúde e Nutrição: uma temática intersetorial.

Comemorado anualmente em 31 de março, há uma década, o Dia da Saúde e Nutrição, parte integrante do calendário oficial do Ministério da Saúde, busca promover um debate contínuo, avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas eficazes e preventivas para a promoção da saúde e nutrição.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece diretrizes para apoiar a educação alimentar e nutricional, servindo de base para políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição, considerando que a alimentação adequada e saudável é um direito humano fundamental previsto na Constituição Federal.

No entanto, a realidade de muitas pessoas, famílias e comunidades exige uma análise crítica, pois o acesso à alimentos e a busca por uma alimentação completa e equilibrada, com menor consumo de alimentos processados e ultraprocessados, esbarra em um cenário complexo e desafiador, marcado por profundas desigualdades sociais e ambientais.

Segundo o Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial de 2024, 2,5 milhões de brasileiros ainda enfrentam insegurança alimentar severa. Esse dado alarmante evidencia a necessidade urgente de implementar e fortalecer políticas públicas eficazes e preventivas, que combatam as desigualdades sociais, o acesso precário ou nulo a políticas públicas e outros desafios que agravam a vulnerabilidade da população, inclusive a insegurança alimentar e nutricional.

Nesse contexto, investimentos e a implementação de ações exigem uma abordagem interdisciplinar e multiprofissional, que considere as dimensões sociais, econômicas e ambientais da segurança alimentar e nutricional.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) desempenha um papel crucial nesse cenário, atuando em diversas frentes para garantir o acesso a alimentos e promover a segurança alimentar e nutricional para as famílias em situação de vulnerabilidade. Através de seus equipamentos, como os CRAS, o SUAS identifica e acompanha essas famílias, articula ações com outras políticas públicas, desenvolve atividades de educação alimentar e nutricional, apoia a agricultura familiar, promove o acesso a equipamentos públicos de alimentação e nutrição, como os Bancos de Alimentos, Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias/Solidárias/Sociais, entre outras iniciativas que visam garantir o direito humano à alimentação adequada para todos.

Fonte:

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/31-de-marco-dia-da-saude-e-nutricao

https://bvsms.saude.gov.br/31-de-marco-dia-da-saude-e-da-nutricao/

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/mapa-da-fome-da-onu-inseguranca-al

https://fnas.mds.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/MESA-REDONDA-NUTRICAO.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais:

O SUAS Fácil é um novo começo para sua gestão no SUAS.

Obrigado, nós enviaremos mais informações via E-mail!