4ª Conferência Nacional da Juventude

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, ocorreu a 4ª Conferência Nacional da Juventude, evento realizado em Brasília que se destaca como um importante espaço de participação democrática. Durante esse encontro, os jovens aproveitaram a oportunidade para discutir a construção do futuro do país.

Com a presença de 2.200 jovens e a garantia de participação plural e diversificada, uma das conquistas centrais desse processo conferencial foi o fortalecimento do Conselho Nacional da Juventude. Esse fortalecimento foi assegurado pelo Decreto Nº 11.833, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2023, que proporcionará uma atuação mais efetiva do conselho na proposição de políticas públicas, assegurando que essas políticas sejam construídas a partir das vozes da juventude.

Este momento foi um marco para a juventude brasileira, centrando-se no protagonismo dos jovens para direcionar as decisões governamentais voltadas para essa população. Uma das prioridades discutidas nessa conferência foi a indicação da elaboração do Plano Nacional da Juventude, além de discussões sobre educação, emprego, cultura, saúde, segurança e cidadania.

Fortalecer a participação nos espaços deliberativos é possibilitar que a pluralidade de vozes seja considerada e ouvida, garantindo que a participação da sociedade direcione as políticas públicas de acordo com os interesses do público-alvo.

A participação democrática é um direito. Desfrute dele!

Luciane Dias
Assistente Social

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais:

O SUAS Fácil é um novo começo para sua gestão no SUAS.