Em um momento de Plano de Ação para 2024, retomar o IDCRAS é colocar na pauta de planejamento estratégico as ações necessárias para garantir que os equipamentos da Assistência Social estejam adequados e dentro dos parâmetros previstos para prestação de serviços qualificados à população.
Para tal, convidamos ao caro leitor para recapitular sobre esta ferramenta de gestão essencial para equipe técnica, gestores e conselheiros da assistência social.
Criado em 2008 pela SAGI – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação em parceria com o SNAS – Secretaria Nacional de Assistência Social o IDCRAS é um indicador sintético que retrata o grau de desenvolvimento dos CRAS, segundo as informações coletadas no Censo SUAS.
Desde o seu primeiro cálculo, o IDCRAS cumpriu importante papel de nortear o horizonte almejado pelos implementadores da política de assistência social, em nível federal, estadual e municipal.
De acordo com o porte da unidade, o IDCRAS busca retratar a qualidade dos serviços prestados, bem como a estrutura física do equipamento e as características quantitativas e qualitativas da equipe. É estruturado em três dimensões, são elas: Estrutura física, Recursos humanos e Serviços e Benefícios. São avaliados em cinco níveis, onde o nível 5 representa a situação que mais se aproxima dos padrões de qualidade desejáveis e o nível 1 representa a situação mais distante do padrão almejado.
A dimensão “Estrutura física” considera o tamanho da unidade, que deve possuir padrões em relação ao número de dependências, salas de atendimento e aos equipamentos necessários à prestação de serviços de qualidade, como computadores, acesso à internet etc.
Já a dimensão de “Recursos humanos” observa aspectos como equipe de referência, conforme a NOB-RH SUAS, bem como a Resolução do CNAS 17 de 20 de Junho de 2011 e a existência de equipes volantes.
Por fim, a dimensão “Serviços e Benefícios” avalia quais as atividades são desenvolvidas na unidade CRAS, como oferta plena do PAIF, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e se a unidade realiza cadastramento/ atualização no Cadastro Único, além da articulação que o CRAS possui com serviços prestados por outras políticas públicas, como no caso da Educação e Saúde – condicionantes do Bolsa Família.
Com base na experiência do IDCRAS, foram propostas, na última Norma Operacional Básica do SUAS (2012), metas de aprimoramento da gestão, do controle social, dos serviços, e dos programas, projetos e benefícios socioassistenciais ofertados pelo SUAS.
O IDCRAS é uma das ferramentas do Sistema Único de Assistência Social, potente que possibilita o fortalecimento da Política de Assistência Social e sua plena efetivação, subsidiando proposituras de melhorias na oferta dos serviços socioassistenciais.
Luciane Dias, Assistente Social
Uma resposta
Nossa que bom pra população saber que podemos contar com idcras, para garantir uma assistência melhor e de qualidade. Obrigado Suasfacil pela explicação.