Você conhece o IDCRAS ou Indicador de Desenvolvimento do CRAS?

Em um momento de Plano de Ação para 2024, retomar o IDCRAS é colocar na pauta de planejamento estratégico as ações necessárias para garantir que os equipamentos da Assistência Social estejam adequados e dentro dos parâmetros previstos para prestação de serviços qualificados à população.

Para tal, convidamos ao caro leitor para recapitular sobre esta ferramenta de gestão essencial para equipe técnica, gestores e conselheiros da assistência social.

Criado em 2008 pela SAGI – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação em parceria com o SNAS – Secretaria Nacional de Assistência Social o IDCRAS é um indicador sintético que retrata o grau de desenvolvimento dos CRAS, segundo as informações coletadas no Censo SUAS.

Desde o seu primeiro cálculo, o IDCRAS cumpriu importante papel de nortear o horizonte almejado pelos implementadores da política de assistência social, em nível federal, estadual e municipal. 

De acordo com o porte da unidade, o IDCRAS busca retratar a qualidade dos serviços prestados, bem como a estrutura física do equipamento e as características quantitativas e qualitativas da equipe. É estruturado em três dimensões, são elas: Estrutura física, Recursos humanos e Serviços e Benefícios. São avaliados em cinco níveis, onde o nível 5 representa a situação que mais se aproxima dos padrões de qualidade desejáveis e o nível 1 representa a situação mais distante do padrão almejado.

A dimensão “Estrutura física” considera o tamanho da unidade, que deve possuir padrões em relação ao número de dependências, salas de atendimento e aos equipamentos necessários à prestação de serviços de qualidade, como computadores, acesso à internet etc. 

Já a dimensão de “Recursos humanos” observa aspectos como equipe de referência, conforme a NOB-RH SUAS, bem como a Resolução do CNAS 17 de 20 de Junho de 2011 e a existência de equipes volantes.

Por fim, a dimensão “Serviços e Benefícios” avalia quais as atividades são desenvolvidas na unidade CRAS, como oferta plena do PAIF, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e se a unidade realiza cadastramento/ atualização no Cadastro Único, além da articulação que o CRAS possui com serviços prestados por outras políticas públicas, como no caso da Educação e Saúde – condicionantes do Bolsa Família.

Com base na experiência do IDCRAS, foram propostas, na última Norma Operacional Básica do SUAS (2012), metas de aprimoramento da gestão, do controle social, dos serviços, e dos programas, projetos e benefícios socioassistenciais ofertados pelo SUAS.

O IDCRAS é uma das ferramentas do Sistema Único de Assistência Social, potente que possibilita o fortalecimento da Política de Assistência Social e sua plena efetivação, subsidiando proposituras de melhorias na oferta dos serviços socioassistenciais.

Luciane Dias, Assistente Social

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Nossa que bom pra população saber que podemos contar com idcras, para garantir uma assistência melhor e de qualidade. Obrigado Suasfacil pela explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais:

O SUAS Fácil é um novo começo para sua gestão no SUAS.